Banner employee discount Link to your favorite stores and earn money!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Live 8
 
Coldplay
 
Santana
 
 
 
 
 
Artisan News Service - iTunes Video Music News Daily - iTunes Video Music News Daily
 
 
 
Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tamburitza excedente - história curta

 

Tambura é um instrumento, que seja relacionado proxima ao leut ou ao lute , com balalaika Russian, com bandura Ukrainian, com mandolin italiano, com guitarra espanhola e outros instrumentos que se tornaram da mesma origem no Persia anterior que é Ira agora. Os Assyrians velhos jogaram já um instrumento muito similar antes de 2300 anos. O tambura conhecido do „“ou o tanpura do „“sao usados também para os instrumentos em India, que se assemelham ao sitar e ao surbahar , que sao pela aparencia e pelo tipo de jogar muito similares ao tamburitza. Nao há nenhuns dados de confiança como fez o tambura vem no território Croatian, de modo que as suposiçoes very e a ambigüidade deste dia existam sobre ele. A ciencia provará certamente se o tamburitza esteve trazido por Croats em suas correias, que se penetraram na maneira longa de Persia (da teoria que os Croats tem a origem persa) , ou em se esteve trazida pelos Turks a Bósnia. Do instrumento espalhou mais mais com migraçoes de Šokci e de Bunjevci acima do rio de Sava a todas as partes do Croatia e mais mais a Hungria, a Áustria e a Slovenia… Umas suposiçoes mais adicionais nao excluem a possibilidade que o tamburitza chegou aqui com a estrada de seda de Ásia. Isso explicaria certamente os nomes dos instrumentos em India e em Croatia.

Nós deixaremos umas suposiçoes mais adicionais, que sejam importantes para nossa cultura, para a ciencia, mas nós podemos prender aos fatos provados. „O Tambura Assyrian " desse 3o século B.C., que foi encontrado como um retrato cortado dentro a pedra, nós nao podemos obviamente chamar Braè de Farkaš do „”, embora a similaridade esteja golpeando, porque Milutin Farkaš foi carregado 23 séculos mais tarde, no 1856. Ainda 23 anos tiveram que passar, até que a referencia curta do „ao tamburitza jogado pelas contagens “esteve publicada. Seus predecessors eram o coletor e o theoretician industrious Franjo Kuhaè, o músico talented e o compositor Franjo Kolariæ e o outro, que fizeram a tamburitza um componente indispensable da cultura nacional da música dos Croats.

Desse tempo o instrumento próprio foi aceitado também por Croats no mundo inteiro, customized mais mais, tornado e melhorado as demandas da música. O „mais velho Farkaš “- o sistema foi enchido e mudado em parte, e no 20o século center foi empurrado quase completamente pelos tamburitzas mais altos e mais desenvolvidos do quarto, que foram ajustados após o sistema de A-E. Mas as dificuldades com a notaçao deste sistema, em que o tonality básico carrega quatro sharps, conduziram ao emergence dos G-Quartos que ajustam o sistema com o número aumentado das contagens e da escala muito maior. Isso era bom para o concert que faz a música e permitia que o orchestra de Tamburitza pagasse também contagens muito exijindo. O sistema do quarto A-E remanesceu ainda ainda na música do folklore, particularmente em essa, que serve a companhia do Folkdance. Nao poucas contagens da música de Tamburitza gravadas no estúdio do rádio de Zagreb estavam em tamburitzas quaint tres-expressos, esse tipo do orchestra foram organizadas por Alfons Gutschy em Zagreb século do começo no 20o. O „dos instrumentos de Tamburitza do sistema de Gutschy “é jogado este dia very em Burgenland, Áustria e no orchestra profissional do HRT (rádio e televisao Croatian). Entretanto este sistema nao foi aceitado na prática também geralmente, de modo que o Bugarija do tres-expresso fosse retuned no quatro-exprimido, com Cello e o Bas do tres-expresso fosse mudado no quatro-expresso. Do quint a ajustar do quarto.

As diferenças em criar e em ajustar do Tamburitza no Croatia falam de sua popularidade grande em nossos povos e representam uma riqueza da cultura da música da naçao.

 

Sobre o Tamburitza - no general

 

Tamburitza consiste em tres porçoes do corpo, a garganta e a cabeça.

O corpo (caixa do resonance) é a parte oca do Tamburitza, que os saques para o resonance e para reforçar assim o som desenvolveram pela corda que é demasiado fraca ser usada nse. O formulário básico do corpo era pear-shaped ao centro do último século e foi construído escavando para fora o registro. Sao construídos hoje na maior parte no formulário da guitarra e mesmo o menor dele, o Bisernicas, tem a caixa parcial e para fora nao escavada do resonance. A razao para ela coloca em um som mais forte, além, possibilidades numerosas de influenciar a cor do tom pela seleçao da madeira. E também o edifício com colar é muito mais fácil do que escavando.

A garganta é a parte estreita e longa, que conecta a cabeça e o corpo. No superior, o lado liso, os federations (preènice, krsnice, pragovi) é alinhado acima na aperto-placa, que servem mudando dos tons, se as cordas lhes forem pressionadas durante a oscilaçao.

A cabeça (èivijište) antes que tido geralmente o formulário curso-sharpened, que pode ser encontrado ainda com algum Bisernicas. Entretanto o formulário do caracol começou o supremacy. Na cabeça estao os eddies para a tensao das cordas ou a extensao da tensao, prendida diretamente na madeira.

Sobre os sistemas do orchestra de ajustar de Tamburitza

Aqui vontade nós escrevemos uma vista geral dos sistemas de ajustar de Tamburitza. Os retratos estao em tal maneira posta sobre, porque veria os jogadores de Tamburitza, se himself girar o instrumento para.

 

Samica

 

Samica provavelmente veio a Slavonia com o Šokci da Bósnia e espalhou mais tarde em outras áreas do nível de Panonia (Baranja, Hungria sul), em uma parte do Bilogora, em Kordun e em Lika (kuterevka do „“, o dangubica…) e partes da Bósnia ocidental. Estes instrumento puxando rural pequeno do desenvolvimento modesto, mas muito vivo nas maos de um jogador bom, é predecessor de todos os sistemas, que se tornaram com nós. Dois pares das cordas sao ajustados no intervalo pelo quarto de d2-a1, ou como necessário pelo singer em dançar (particularmente as vozes da femea) mesmo um tom inteiro mais altamente, assim e2-h1. Retuning com eddies de madeira funciona rapidamente e simplesmente se o Samica estiver realmente sozinho a companhia ou todo o completamente sozinho. Com a técnica interessante de jogar, onde as cordas com os dedos da mao esquerda, ajustados o mesmos, sao separadas, o jogador de Samica alcança cordas quatro-expressas em mover-se vívido, e com golpear diferente da enfase com o righthand termina o ritmo, que pede a dança mais viva. No tempo mais recente o Samica é incluído no ensemble de Tamburitza mais freqüentemente conseqüentemente o trabalho do righthand mudado durante jogar.

 

sistema Dois-expresso do Quint (Farkaš)

 

Mijo Majer, Slavko Šeper, Franjo Kuhaè e Milutin Farkaš (Križevci, 1865 - 1923) sao responsáveis tudo para dar forma ao sistema dois-expresso de ajustar, mas o sistema começaram seu nome após o promoter principal, M. Farkaš. Após este sistema aos 1940's do último século todas as quatro cordas em Bisernicas e no Braè foram ajustadas no unison: Bisernicas d2 e Braè d1.

Os federations no Tamburitzas um-expresso a g foram alinhados acima nas reticulaçoes e de g em diatonic. Ditos mais exatamente, nas cordas mais baixas aparte de g os tons do major de G foram postos sobre, quando as reticulaçoes estavam nas cordas superiores.

Mesmo antes que a segunda guerra de mundo uma começou a ajustar Bisernicas e o primeiro Braè em duas vozes e com aquele o terceiro Bisernica desenvolvido (o kontrašica conhecido lhe é atribuído agora), de modo que o sistema ajustando inteiro terminasse seu desenvolvimento em tal maneira:

 

Bisernica I - II ................... D 1 - g 1

Bisernica III ......................... g 1 - c1 (com transposition a F)

Braè I - II - III .................... D 1 - g

Èeloviæ ................................. g - C (com transposition a F)

Bugarija I ................................ g 1 - D 1 - h

Bugarija II ............................. D 1 - h - g

Cello ......................................... D-G

Berde ...................................... Gg - dd

 

O Tamburitzas deste sistema com um tom bonito e nobre foi construído especificamente, mas logo depois que a guerra elas desapareceu de nossa música popular da música. O sistema do quarto do E-A com som mais penetrante, umas gargantas mais curtas e melhora assim a mobilidade correspondeu a uma estadia mais dinâmica e as necessidades dos jogadores novos.

sistema Tres-expresso do quint A

 

O g-d-a tres-expresso do sistema do Quint foi criado pela extensao dos sistemas dois-expressos do Quint com um outro par das cordas e de mudanças visíveis no edifício dos instrumentos, com a espessura da corda e assim também na força e na cor do tom. Bugarijas tres-é exprimido como no sistema de Farkaš. Em Tamburitza os orchestras do Zagreb de rádio introduziram o condutor do orchestra Vlado Mutak nos 60's o G-cello quatro-expresso com sistema ajustando do quarto e substituíram o Bugarija tres-expresso com o G-Bas quatro-expresso e tres-expresso pelo quatro-expresso (Contrabass alternativo).

sistema Quatro-expresso do E-A do quarto

 

Desconcertar e opôr-se Longtime das experiencias entre o quint e o sistema do quarto, e o último sobre o número das cordas e da forma do corpo, sao ainda muito ativos. Mas a prática de hoje aceitou o sistema do quarto A de ajustar como o defeito, e a guitarra deu forma ao braè e ao bugarija. Berda é dado forma após contrabass, e cello após o violoncelo, mas em algum orchestra é usado no formulário da guitarra com ajustar sao. A forma de Bisernicas foi influenciada intensa ao segundo meio do 20o século pelo construtor do tambura do Sente, Bocan Lajoš cujo Bisernicas do edifício da mao faze era som extremamente afiado tido.

o sistema Quatro-expresso de E foi desenvolvido do sistema tres-expresso no começo do 20o século em ajustar de E e de D. Tamburas em ajustar de E é mais alto, e por aquele apropriado para jogar fora. E na prática amadora ser apropriado seguir vozes e dançar das mulheres. Marcar desse sistema está ainda no desenvolvimento. Por causa daquele há os jogadores numerosos do tambura com técnica mestra que nao sabem o ho para ler contagens. No mais atrasado, a aparencia do terceiro bisernica é observada em tais orchestras, que significa definitivamente a riqueza na harmonia.

 

quarto Quatro-expresso D - sistema de G

quarto Quatro-expresso D - o sistema de G abaixou por um tom

sistema Quatro-expresso de G do quarto

 

O sistema Quatro-expresso de G do quarto é lógico, e a ligaçao do último do dia no desenvolvimento de jogar orchestral organizado do tambura. Foi criado após a segunda guerra de mundo na base do sistema quatro-expresso de D. Dois bisernicas de G foram introduzidos no sistema de D, e o bisernica de D foi remanescido como em terceiro lugar o bisernica. Por causa da maneira imprópria de contagens da escrita para o bisernica de D, as contagens para o bisernica de D sao escritas agora no transposition no G. Esse jogador da maneira pode ignorar D que ajusta e jogá-lo como se estava em ajustar de G. A mesma coisa aconteceu as contagens do primeiro e segundo cellovic. Esse sistema reformado do D-G foi nomeado G-sistema de ajustar. Esse sistema espalhou Burgenland excedente e o Croatia central. O mesmo sistema ajustando é usado também por jogadores do tambura na universidade Tamburitzans de Duquesne em Pittsburgh mas sem o terceiro bisernica transpondo ou cellovic. Na história, a resistencia a transpo era dos diretores e dos arrangers e nao dos jogadores, porque transpo faz aqueles instrumentos muito mais fáceis de jogar e suas contagens sao muito mais fáceis de ler. Mas os diretores tiveram seu trabalho muito mais difícil porque as harmonias sao difíceis de escrever se diversos instrumentos fossem transpostos. Supoe-se que a escrita das contagens para Bugarija, que é neste momento carta do bellow, estará transposta para o octave inteiro.

Aqui voce pode ver todos os instrumentos que do tambura nós jogamos , e outros chordophones relacionados.